Aromaterapia

É a arte ou ciência da terapêutica onde a aplicação substâncias aromáticas naturais, por meio de massagem, banhos, tópico e inalação de óleos essenciais, auxiliam no processo de cura de sintomas físicos e emocionais.

Os óleos essenciais são substâncias naturais presentes nas plantas, na qual são responsáveis pelos aromas encontrados nas flores, folhas, casca de arvores, frutos, raízes, etc. Os óleos essenciais agem basicamente de três formas: psicológica, farmacológica e fisiológica. Farmacológica e fisiológica, pois os componentes químicos presentes nos óleos essenciais são absorvidos por meio da massagem pela pele, caindo na corrente sanguínea, onde os componentes químicos agem com o organismo obtendo benéficos como agente circulatório, antitóxico, antibiótico, antiinflamatório, hipotensor, cicatrizantes, etc. Já a ação psicológica depende da inalação dos óleos essências, nas quais atingem o bulbo olfatório e estimula o sistema límbico as mais diversas sensações e reações psíquicas, como humor, auxilio controle depressão, sedação e sonolência, calmante.

Em geral, na veterinária, os óleos essenciais são empregados principalmente por meio de MASSAGEM e aromatização do ambiente. Podemos empregar a aromaterapia em diversas situações na veterinária:

• Auxilio tratamento de artroses/artrites
  • Auxilio tratamento de lesões musculares
  • Auxilio tratamento de feridas pele/mucosas
  • Melhora a Imunidade
  • Antisépticos tópicos naturais
  • Antiinflamatórios tópicos naturais
  • Antibióticos tópicos naturais
  • Antidepressivo e ansiolítico (Stresse)
  • Auxilio drenagem linfonodos e edemas
  • Auxilio massagem, preparação e relaxamento muscular, e alongamento pré e pós-atividade física