Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Botox Terapêutico

Botox Terapêutico

Aplicação toxina botulínica para dor em animais

Você sabia que seu pet também pode se beneficiar da aplicação de toxina botulínica para dores articulares e musculares?

Essa técnica tem o objetivo de reduzir a degeneração articular e prolongar o efeito analgésico, pois na maioria das vezes, animais com esses problemas são submetidos a tratamentos convencionais nos quais são usados anti-inflamatórios. O uso de anti-inflamatórios podem prejudicar a saúde do animal principalmente no sistema digestório, levando a vômito, gastrite e diarreia. , além de aumentar os gastos com remédios, já que o efeito de alívio é curto nos períodos de crises.

A toxina botulínica (TB) gera bloqueio da liberação da acetilcolina (Ach) das terminações nervosas efetoras, sem alterar a condução nervosa de sinais elétricos ou a síntese e armazenamento de Ach. Através deste mecanismo de ação, impede a exocitose da acetilcolina na fenda sináptica, provocando denervação química parcial e diminuição da contratura muscular sem total paralisia.

Produzida pelo processo de fermentação da bactéria anaeróbia Clostridium botulinum, a toxina botulínica é dentre as toxinas bacterianas uma das mais potentes. Causadora do botulismo, em 1978 Alan Scott identificou os potenciais terapêuticos que esta molécula poderia ter em doses baixas e controladas, sendo os primeiros testes realizados em seres humanos para tratamento de estrabismo. Em seguida procedeu-se para outras afecções que causavam distonias, tremores e em 1989 publicou-se um dos primeiros artigos comprovando o benefício na espasticidade. Ressalta-se que, apesar do uso estético ser extremamente difundido, este efeito é secundário da toxina, sendo que a aplicação terapêutica o real motivo de sua pesquisa e desenvolvimento.

No músculo estriado esquelético o efeito inicia-se após alguns dias, com ação completa após duas semanas, e estendendo-se até 6 meses. Esta analgesia possibilita ao paciente realizar os exercícios de reabilitação e conseguir recuperar-se a longo prazo. Há ainda evidências de interação da TB com tecidos e inervações periféricas, com reflexos em controles centrais de dor e mediação de neurotransmissores envolvidos na transdução da dor, como a substância P.

A aplicação em pequenos animais é simples e a limitação se dá pelo custo da toxina. 

 Principais Indicações:

  • Contratura Muscular
  • Espasticidades
  • Espasmos Musculares
  • Displasia coxofemoral / Cotovelo
  • Artrites e artroses
  • Tendinites

Outros Tratamentos

×